IMG_7624

O Habermus era o tradicional café da manhã de Hildegarda de Bingen: uma refeição simples e frugal mas ao mesmo tempo, saborosa e nutritiva.

Na verdade, o Habermus é um mingau fino à base de farinha de trigo espelta, misturado com uvas passas (com uma ponta de óleo de girassol), amêndoas grelhadas, mel, maçãs secas, suco de maçã concentrado, canela, galanga (Alpinia galanga) e camomila espanhola (Anacyclus pyrethrum) - todos triturados.

É minha refeição matinal de todos os dias! ADORO!

Eu misturo 1 à 2 colheres de sopa de Habermus numa tigela de leite de amêndoas (quente) e não adoço, pois acho que já é doce o suficiente.

Além do Habermus de trigo espelta, há também o Harbermus de castanha, igualmente saboroso, mas por ser um pouco mais "pesado", prefiro deixá-lo para alguns dias dos meses frios, como o outono e o inverno. 

Há diversas marcas que comercializam o Habermus e embora, hajam algumas diferenças entre elas quanto ao Habermus, em geral, a receita é respeitada.

Sem desmerecer nenhuma marca, prefiro o Habermus comercializado pelo Grenier d'Epeautre (foto acima) pois seus flocos são muito mais finos do que as demais marcas.

IMG_6821IMG_6823IMG_6825IMG_6826

Nota: acima você vê o Habermus em flocos com frutas vermelhas secas e em seguida, o Habermus misturado à um leite vegetal (no caso, amêndoas).  Este Habermus foi adquirido num site (francês) especializado em produtos orgânicos.

...

Esta matéria pode ser reproduzida, por favor, cite a fonte: 

VIRIDITAS DE HILDEGARDA DE BINGEN  

viriditasbingen.canalblog.com