IMG_0796

Aconteceu hoje, no Santuário de Nossa Senhora da Valcluse1,Conferência sobre Alimentação e Medicina Hildegardiana com a naturopata Elisabeth Gandy e a farmacêutica Anne Nasry, ambas especializadas em Hildegarda de Bingen.

IMG_8052

IMG_0779

Santuário Nossa Senhora da Vaucluse, em Auribeau-sur-Siagne, França

O assunto foi interessante - como acontece com tudo o que se refere à Hildegarda de Bingen - pois respondeu aos questionamentos e ao interesse de várias pessoas que, cansados da alimentação industrializada, artificial e contaminada que temos nos dias atuais, buscam encontrar uma melhor maneira de se alimentar com uma culinária que seja condizente com seu paladar e modo de vida e também respeitosa do corpo e da alma.

Tanto na Alimentação como na Medicina Hildegardiana, o corpo e a alma são tratados unidos, ou seja, como um todo e a doença não é tratada isoladamente. Hildegarda nos diz que é essencial buscar a cura da doença na raiz, portanto, é importante também compreender o que levou o organismo à ficar doente e por isso, é essencial curar a alma (caso contrário, com o mal ainda presente, a doença tem chances de voltar).

Algumas pessoas que aplicaram os conhecimentos de Hildegarda em suas vidas e que também mudaram seus hábitos alimentares, relataram o "antes e depois" de terem passado por essa alimentação e todas, sem exceção, estavam muito satisfeitas dos resultados que vinham obtendo até então.

Assuntos como o jejum, a sangria, o uso de ventosas e moxas também foram tratados (rapidamente) pois também fazem parte da Medicina Hildegardiana.

Por fim, após 1h30 de conferência, todos os presentes participaram de um delicioso "banquete" - preparado segundo os preceitos da Culinária de Hildegarda e onde a maioria dos pratos possuía como ingrediente principal o trigo espelta - claro!!!

Deixo aqui algumas fotos da conferência que ocorreu neste belo santuário provençal que é o de Nossa Senhora da Valcluse (Notre Dame de Valcluse), em Auribeau-sur-Siagne no sul da França.

IMG_0762

IMG_0781

IMG_0782

IMG_0783

IMG_0784

IMG_0785

IMG_0786

IMG_0787

IMG_0788

IMG_0789

IMG_0792

IMG_0794

Notas:

1. Veja mais sobre Notre Dame de Valcluse AQUI (site em Francês);

2. O Santuário de Nossa Senhora da Valcluse (Notre Dame de la Valcluse) possui uma loja onde você poderá encontrar diversos produtos da Alimentação e Medicina de Santa Hildegarda, além de seus livros (em francês).

IMG_0279