IMG_0285

A Basílica de São Miguel Arcanjo é uma igreja barroca provençal construída no coração do Centro Histórico da cidade de Menton, na França.

Ela foi obra do arquiteto Lorenzo Lavagna, no início do século XII. No entanto, as obras para sua construção começaram realmente em 1639 e ela foi aberta aos fiéis em 1653. Enfim, em 8 maio de 1675, a nova igreja é consagrada pelo bispo de Vintimille, Mauro Promontório. Em 1819, a fachada da igreja é levantada dentro do espírito barroco da época (e continua à ser sua fachada atual).

Em 1999, a igreja de São Miguel Arcanjo é elevada ao estatuto de "basílica-menor" pelo papa João Paulo II mas é consagrada como tal apenas no ano 2000.

Atualmente, a Basílica de São Miguel Arcanjo é uma das igrejas mais visitadas no departamento dos Alpes Maritimes (Alpes Marítimos), no sul da França. Durante o mês de agosto, ela acolhe o Festival de Música Clássica - uma tradição desde 1949!

Uma vez que a basílica encontra-se no centro histórico, é impossível o acesso até o local de carro: as ruas são muito estreitas e não permitem a passagem de veículos (de qualquer maneira, outros veículos motorizados como motos e vespas, por exemplo,  são proibidos). Acredite, é um verdadeiro prazer subir as ruas estreitas e coloridas do Velho Menton (Vieux Menton) e apreciar a beleza e a arquitetura simples das antigas casas provençais do local. Prepare-se para tirar muitas fotos!

O povo de Menton é amável e muito alegre e a Basílica, para eles, não é apenas um orgulho mas "parte da família ".

Já no alto da cidade histórica, diante da Basílica de São Miguel Arcanjo, podemos apreciar uma magnífica vista do azul profundo do mar mediterrâneo, suas praias e um pedaço da cidade antes de entrarmos na igreja e no belíssimo interior barroco-provençal que ela possui e que é o que vamos fazer agora!

Abaixo, você poderá desfrutar o interior desta igreja dedicada ao grande comandante e chefe da mílicia celeste, São Miguel Arcanjo!

IMG_0286

IMG_0287

IMG_0289

IMG_0291

IMG_0292

IMG_0293

IMG_0294

IMG_0295

IMG_0296

IMG_0298

IMG_0300

IMG_0303

IMG_0304

IMG_0305

IMG_0306São Miguel Arcanjo é o anjo poderoso e vencedor das batalhas espirituais, peça através da oração a graça de alcançar a libertação que necessita.

Glorioso São Miguel Arcanjo,
poderoso vencedor das batalhas espirituais,
vinde em auxílio das minhas necessidades
espirituais e temporais.

Afugentai de minha presença todo mal
e todo ataque e ciladas do inimigo.
Com sua poderosa espada de luz,
derrotai todas as forças malignas
e iluminai meus caminhos
com a luz de tua proteção.

Arcanjo Miguel,
do mal: libertai-me;
do inimigo: livrai-me;
das tempestades: socorrei-me;
dos perigos: protegei-me;
das perseguições: salvai-me!

Glorioso São Miguel Arcanjo,
pelo poder celeste a vós conferido,
sê para mim o guerreiro valente,
conduzi-me nos caminhos da paz e em direção ao Cristo.

Amém!

🌟

Hoje, neste dia de São Miguel, eu agradeço todas as graças que recebi através da intercessão e da proteção deste imperioso e poderoso arcanjo. Muito Obrigada São Miguel!

IMG_0308Esta matéria pode ser reproduzida, por favor, cite a fonte:  

 VIRIDITAS DE HILDEGARDA DE BINGEN   

viriditasbingen.canalblog.com