IMG_7676O Esquecimento de Deus e a Sabedoria são o 25° vício e virtude relatados por Hildegarda de Bingen e fazem parte do IV Grupo.

 

A VISÃO DE HILDEGARDA

Na visão de Hildegarda de Bingen, o Esquecimento de Deus aparece como um lagarto com suas patas dianteiras postas sobre uma nuvem negra de tempestade. Ele diz: "Porque Deus não quer saber de mim e eu não sei nada Dele, eu faço aquilo que eu quero."

Não há uma descrição exata da Santidade mas ela aparece como uma alegoria de luz de grande beleza! No entanto, podemos imaginá-la como uma guerreira de luz pois ela mesmo diz: "Eu sou filha de Deus, uma chefe da milícia celeste que realiza a obra de Deus sobre a terra."

 

ESQUECIMENTO DE DEUS x SANTIDADE: separação e união com Deus

Este lagarto preocupa-se somente com seu ego, como demonstra bem a sua fala: "...eu faço aquilo que eu quero." Ele vive as preocupações e prazeres do mundo pois conta apenas consigo e procura sempre realizar as exigências de seu ego. Fazendo assim, ele pensa ser responsável e estar fazendo a coisa certa. Ele conta apenas consigo, sua inteligência e seu conhecimento e acaba por enganar à si mesmo. Ele esqueceu-se de Deus.

Quantas vezes isto também acontece conosco: contamos apenas com aquilo que já conhecemos, na ilusão de estar fazendo o certo quando, na verdade, o certo é agir em comunhão com Deus e nunca separado Dele.

O homem é co-criador e sendo filho de Deus, ele é uma grande criatura entre as demais criaturas! Porém, somos ainda muito pequenos diante da grandiosidade do Criador e em comparação ao Pai, nossa visão de campo assim como nossa inteligência e conhecimento são ainda muito limitados para que possamos encontrar todas as soluções que precisamos no momento! No entanto, quando reconhecemos essa limitação e buscamos sinceramente a Santidade em nossas vidas, nós nos unimos à Fonte Ilimitada de Amor, Alegria e Poder - que é Deus - e somos profundamente transformados. É nesse momento que a cura verdadeira entra em nossas vidas e que todas as soluções aparecem!

A Santidade nos traz a resposta para os momentos de nossas vidas em que ficamos tão preocupados com as coisas do mundo e com o que o futuro nos reserva, que esquecemos completamente que Deus tudo provê! Ela diz: "Para lembrar de Deus, eu confio em Seus planos e avanço por Seus Caminhos." Ela faz prova de humildade e obediência.

A Santidade escolhe confiar e obedecer à Deus e desta forma, ela nos ensina que devemos nos entregar ao nosso Pai Celestial  assim como a criança pequena se entrega com total confiança e abandono nos braços de seus pais amados. 

 

PSICOTERAPIA DE HILDEGARDA DE BINGEN: Lembre-se de sua origem divina

Enfim, quando entregamos  nossas preocupações, dúvidas e medos à Deus e confiamos Nele, as soluções aparecem e a vida traz naturalmente as respostas e abre novos caminhos de tal maneira e com uma tal sabedoria que jamais poderíamos sequer ter imaginado tamanha perfeição em nossa mente humana! Quando escolhemos caminhar unidos à Deus, não há  grito, nem choro ou ranger de dentes; há a Providência Divina trabalhando para o nosso bem-estar, nossa evolução e salvação.

É preciso lembrar nossa origem divina: de onde viemos e para onde vamos e ver além das aparências materiais que nos envolvem mesmo que vivamos nesse mundo. Esquecer de Deus significa afastar-se da origem divina que é a nossa própria e profunda essência interior. Na verdade, quando nos esquecemos de quem somos, nos perdemos de nós mesmos e de nosso caminho.

Quem é você? Você se lembra de sua origem divina?

Nesse momento, a Santidade te convida à lembrar de Deus. Para começar, você pode aceitar seu convite lembrando quem você é: Quem é o seu verdadeiro EU na intimidade do seu ser? Quais são  os anseios de sua alma?

É importante que você responda sinceramente e conscienciosamente às estas perguntas. Tudo o que a Alma mais deseja é estar profundamente ligada ao seu Criador; seus anseios caminham sempre com os planos de Deus em sua vida. Se você conseguir responder às estas perguntas, você iniciará a sua caminhada rumo à um real encontro consigo mesmo e suas memórias. Peça à Deus que Ele te guie em direção do caminho que te reconduzirá à Ele e, consequentemente, à você. Nada tema. Com Deus, você está em segurança.

Lembre-se sempre que você é essência divina, filha ou filho do Altíssimo, o Criador! Você tem um Pai que te ama profundamente e que jamais te abandonará pois Ele nunca abandona Seus filhos.

E hoje, neste exato momento, teu Pai te chama para unir-se à Ele e começar uma nova vida.

 

REFLEXÃO

Reflita nestas palavras da Santidade: "Lembre-se do teu Criador! Quem te deu a vida? Você não compreende que somente Deus está na origem de tua existência? E somente Deus pode te dar tudo o que você precisa para viver? Abra os olhos e você verá que há mais do que o necessário; há roupas e comida em abundância. Você vê crescer todas as coisas mas ignora como elas crescem. Não existe ninguém sobre a terra que domine a vida ou a nutra e que possa dar vida à um morto. Apenas Deus é capaz de fazer tudo isso."

Guarde as palavras da Santidade em seu coração e busque sentir a sabedoria profunda que elas trazem. Aplique esta sabedoria na sua vida cotidiana e com certeza, você verá os frutos da Santidade em sua vida e sobretudo, dentro de você.

 

CONSELHOS DE HILDEGARDA DE BINGEN: Silêncio

A pessoa que vive no Esquecimento de Deus pensa demais! Como ela é incapaz de entregar seu fardo ao Senhor, ela pensa e pensa e pensa em todas as soluções e situações possíveis para resolver seus problemas e lidar com sua vida e talvez, também com a vida de seus próximos. Agindo obstinadamente desta forma, ela gasta uma grande parte da sua energia mental "andando em círculos" pois vive na ilusão que encontrará soluções externas que finalmente não resolvem nada!

Para essas pessoas, Hildegarda de Bingen recomenda o silêncio. Ela aconselha que a pessoa que vive esse tipo de situação procure um local retirado, de preferência, junto à natureza e passe algum tempo completamente sozinha, em silêncio.

Longe da alienação do mundo e da prisão dos hábitos cotidianos, a pessoa que vive no Esquecimento de Deus poderá finalmente escutar a sua voz interior e reatar com a sua verdade. Ela será capaz de escutar Deus dentro de si pois Ele fez Sua morada dentro de cada um de nós. Ele vive dentro de nós!

Caso seja difícil, no momento atual, retirar-se para algum lugar isolado, busque ficar em silêncio alguns instantes do dia num ambiente tranquilo e seguro, onde você possa ficar sozinho(a). Durante este período em que você busca curar-se deste vício,  evite lugares onde haja muito barulho e multidões e privilegie passeios e caminhadas em lugares com muito verde e natureza. Aprecie o belo da natureza e sinta a energia de viriditas que ela te oferece tão generosamente entrar dentro de você, "carregar suas baterias", alimentar seus pulmões, enfim, animar e curar todo o seu ser. 

 

AÇÃO NO DIA-Á-DIA

Mudar nem sempre é fácil mas é necessário para que você possa sair do vício em direção à virtude da Santidade. Por isso, coloque em prática as mudanças que deseja em sua vida, sem pressa e pressão, mas de maneira humilde e constante. Pratique a obediência ao Senhor e faça aquilo que deve ser feito e que trará a cura para sua alma e em consequência, para seu corpo. Respeite o seu processo e saiba que tudo tem seu tempo, por isso, tenha paciência e foque no objetivo à ser atingido, principalmente nos momentos de desânimo e dúvida. A borboleta pode voar porque antes ela passou por um longo processo de transformação interior que resultou em sua mudança exterior. E, ela precisou passar por esse processo pacientemente pois corria o risco de ter suas asas atrofiadas caso não respeitasse o seu tempo de transformação. Assim também acontece com cada um de nós. Trabalhe por você colocando em prática as mudanças necessárias em sua vida e respeite o tempo que é preciso para que essas mudanças se transformem em hábitos sãos tanto para sua alma quanto para o seu corpo.

 

ORAÇÃO 

Precisamos sempre refletir e lembrar nossa origem divina! Hildegarda de Bingen nos deixou a Oração do Topázio Imperial, que nos une de maneira especial ao Criador e nos leva ao encontro  Daquele que nos sustenta e nos ama

Pela manhã, segure um Topázio Imperial junto ao seu coração e ore:

"Ó Deus que é glorificado sobre tudo e todas as coisas, por amor por mim, não me rejeite longe de Tua presença, mas por Tuas bençãos, sustente-me, fortaleça-me e seja um comigo." 

"Quanto mais você rezar esta prece, mais o mal será removido de você." Hildegarda de Bingen

Esta oração pode e deve ser feita por todos que a desejarem mas ela deve ser particularmente orada por aqueles que sofrem do vício do Esquecimento de Deus pois estes precisam se lembrar de sua origem divina e unir-se ao Criador do qual encontram-se separados em razão do vício que lhes perturba a alma.

Hildegarda deixou-nos grandes conhecimentos sobre o poder curativo dos minerais.  Hoje em dia, na Litoterapia, o Topázio Imperial é uma pedra conhecida por acalmar e harmonizar os nervos mas Hildegarda viu nela outras forças curativas tanto para a alma como para o corpo

Se você desejar saber um pouco mais sobre o Topázio Imperial, clique AQUI.

Para a Oração do Topázio Imperial, clique AQUI.

 

MEDITAÇÃO

O medo da falta e do porvir contribuem para reforçar o Esquecimento de Deus. Isso acontece porque concentramos nosso foco  e  nossos pensamentos nas necessidades materiais e mundanas do dia-à-dia e esquecemos que tudo vem de Deus e tudo nos será dado. Para relembrar que somos filhas e filhos de um Pai Provedor, reflita na sabedoria do Salmo 23. Leia, releia e medite para o conforto e a compreensão de sua alma quantas vezes forem necessárias:

"O Senhor é o meu pastor e nada me faltará.

Deita-me em verdes pastos e guia-me mansamente em águas tranqüilas.

Refrigera a minha alma, guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque Tu estás comigo, a Tua vara e o Teu cajado me consolam.

Prepara-me uma mesa perante os meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida e habitarei na casa do SENHOR por longos dias."

 

 

LEITURA

A leitura de outras passagens da Bíblia pode se mostrar positiva na busca da Santidade em nossas vidas e particularmente, na cura contra o vício do Esquecimento de Deus:

Salmos 105, 1-7

"Dêem graças ao Senhor, proclamem o seu nome; divulguem os seus feitos entre as nações. Cantem para ele e louvem-no; relatem todas as suas maravilhas. Gloriem-se no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam o Senhor. Recorram ao Senhor e ao seu poder; busquem sempre a sua presença. Lembrem-se das maravilhas que ele fez, dos seus prodígios e das sentenças de juízo que pronunciou, ó descendentes de Abraão, seu servo, ó filhos de Jacó, seus escolhidos. Ele é o Senhor, o nosso Deus; seus decretos são para toda a terra."

Salmos 106

"Aleluia! Dêem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre. Quem poderá descrever os feitos poderosos do Senhor, ou declarar todo o louvor que lhe é devido? Como são felizes os que perseveram na retidão, que sempre praticam a justiça! Lembra-te de mim, Senhor, quando tratares com bondade o teu povo; vem em meu auxílio quando o salvares, para que eu possa testemunhar o bem-estar dos teus escolhidos, alegrar-me com a alegria do teu povo, e louvar-te junto com a tua herança. Pecamos como os nossos antepassados; fizemos o mal e fomos rebeldes. No Egito, os nossos antepassados não deram atenção às tuas maravilhas; não se lembraram das muitas manifestações do teu amor leal e rebelaram-se junto ao mar, o mar Vermelho. Contudo, ele os salvou por causa do seu nome, para manifestar o seu poder. Repreendeu o mar Vermelho, e este secou; ele os conduziu pelas profundezas como por um deserto. Salvou-os das mãos daqueles que os odiavam; das mãos dos inimigos os resgatou. As águas cobriram os seus adversários; nenhum deles sobreviveu. Então creram nas suas promessas e a ele cantaram louvores. Mas logo se esqueceram do que ele tinha feito e não esperaram para saber o seu plano. Dominados pela gula no deserto, puseram Deus à prova nas regiões áridas. Deu-lhes o que pediram, mas mandou sobre eles uma doença terrível. No acampamento tiveram inveja de Moisés e de Arão, daquele que fora consagrado ao Senhor. A terra abriu-se, engoliu Data e sepultou o grupo de Abirão; fogo surgiu entre os seus seguidores; as chamas consumiram os ímpios. Em Horebe fizeram um bezerro, adoraram um ídolo de metal. Trocaram a Glória deles pela imagem de um boi que come capim. Esqueceram-se de Deus, seu Salvador, que fizera coisas grandiosas no Egito, maravilhas na terra de Cam e feitos temíveis junto ao mar Vermelho. Por isso, ele ameaçou destruí-los; mas Moisés, seu escolhido, intercedeu diante dele, para evitar que a sua ira os destruísse. Também rejeitaram a terra desejável; não creram na promessa dele. Queixaram-se em suas tendas e não obedeceram ao Senhor. Assim, de mão levantada, ele jurou que os abateria no deserto e dispersaria os seus descendentes entre as nações e os espalharia por outras terras. Sujeitaram-se ao jugo de Baal-Peor e comeram sacrifícios oferecidos a ídolos mortos; provocaram a ira do Senhor com os seus atos, e uma praga irrompeu no meio deles. Mas Finéias se interpôs para executar o juízo, e a praga foi interrompida. Isso lhe foi creditado como um ato de justiça que para sempre será lembrado, por todas as gerações. Provocaram a ira de Deus junto às águas de Meribá; e, por causa deles, Moisés foi castigado; rebelaram-se contra o Espírito de Deus, e Moisés falou sem refletir. Eles não destruíram os povos, como o Senhor tinha ordenado, em vez disso, misturaram-se com as nações e imitaram as suas práticas. Prestaram culto aos seus ídolos, que se tornaram uma armadilha para eles. Sacrificaram seus filhos e suas filhas aos demônios. Derramaram sangue inocente, o sangue de seus filhos e filhas sacrificados aos ídolos de Canaã; e a terra foi profanada pelo sangue deles. Tornaram-se impuros pelos seus atos; prostituíram-se por suas ações. Por isso acendeu-se a ira do Senhor contra o seu povo e ele sentiu aversão por sua herança. Entregou-os nas mãos das nações, e os seus adversários dominaram sobre eles. Os seus inimigos os oprimiram e os subjugaram com o seu poder. Ele os libertou muitas vezes, embora eles persistissem em seus planos de rebelião e afundassem em sua maldade. Mas Deus atentou para o sofrimento deles quando ouviu o seu clamor. Lembrou-se da sua aliança com eles, e arrependeu-se, por causa do seu imenso amor leal. Fez com que os seus captores tivessem misericórdia deles. Salva-nos, Senhor, nosso Deus! Ajunta-nos dentre as nações, para que demos graças ao teu santo nome e façamos do teu louvor a nossa glória. Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, por toda a eternidade. Que todo o povo diga: "Amém! " Aleluia!"

Salmos 111

"Aleluia! Darei graças ao Senhor de todo o coração na reunião da congregação dos justos. Grandes são as obras do Senhor; nelas meditam todos os que as apreciam. Os seus feitos manifestam majestade e esplendor, e a sua justiça dura para sempre. Ele fez proclamar as suas maravilhas; o Senhor é misericordioso e compassivo. Deu alimento aos que o temiam, pois sempre se lembra de sua aliança. Mostrou ao seu povo os seus feitos poderosos, dando-lhes as terras das nações. As obras das suas mãos são fiéis e justas; todos os seus preceitos merecem confiança. Estão firmes para sempre, estabelecidos com fidelidade e retidão. Ele trouxe redenção ao seu povo e firmou a sua aliança para sempre. Santo e temível é o seu nome! O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre!"

Provérbios 3

"Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz. Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração. E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem. Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos. Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares. Filho meu, não rejeites a correção do Senhor, nem te enojes da sua repreensão. Porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem. Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; Porque é melhor a sua mercadoria do que artigos de prata, e maior o seu lucro que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que os rubis, e tudo o que mais possas desejar não se pode comparar a ela. Vida longa de dias está na sua mão direita; e na esquerda, riquezas e honra. Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas de paz. É árvore de vida para os que dela tomam, e são bem-aventurados todos os que a retêm. O Senhor, com sabedoria fundou a terra; com entendimento preparou os céus. Pelo seu conhecimento se fenderam os abismos, e as nuvens destilam o orvalho. Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos: guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso; Porque serão vida para a tua alma, e adorno ao teu pescoço. Então andarás confiante pelo teu caminho, e o teu pé não tropeçará. Quando te deitares, não temerás; ao contrário, o teu sono será suave ao te deitares. Não temas o pavor repentino, nem a investida dos perversos quando vier. Porque o Senhor será a tua esperança; guardará os teus pés de serem capturados. Não deixes de fazer bem a quem o merece, estando em tuas mãos a capacidade de fazê-lo. Não digas ao teu próximo: Vai, e volta amanhã que to darei, se já o tens contigo. Não maquines o mal contra o teu próximo, pois que habita contigo confiadamente. Não contendas com alguém sem causa, se não te fez nenhum mal. Não tenhas inveja do homem violento, nem escolhas nenhum dos seus caminhos. Porque o perverso é abominável ao Senhor, mas com os sinceros ele tem intimidade. A maldição do Senhor habita na casa do ímpio, mas a habitação dos justos abençoará. Certamente ele escarnecerá dos escarnecedores, mas dará graça aos mansos. Os sábios herdarão honra, mas os loucos tomam sobre si vergonha."

Eclesiasticos 12, 1-7

"Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e antes que se aproximem os anos em que você dirá: "Não tenho satisfação neles"; antes que se escureçam o sol e a luz, a lua e as estrelas, e as nuvens voltem depois da chuva;
quando os guardas da casa tremerem e os homens fortes caminharem encurvados, e pararem os moedores por serem poucos, e aqueles que olham pelas janelas enxergarem embaçado;
quando as portas da rua forem fechadas e diminuir o som da moagem; quando o barulho das aves o fizer despertar, mas o som de todas as canções lhe parecer fraco; quando você tiver medo de altura, e dos perigos das ruas; quando florir a amendoeira, o gafanhoto for um peso e o desejo já não se despertar. Então o homem se vai para o seu lar eterno, e os pranteadores já vagueiam pelas ruas. Sim, lembre-se dele, antes que se rompa o cordão de prata, ou se quebre a taça de ouro; antes que o cântaro se despedace junto à fonte, a roda se quebre junto ao poço, 
o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu."

I Coríntios 11, 23-26 

"Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha."


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este processo terapêutico hildegardiano e espiritual permitirá à reintegração do centro de Santidade dentro de você, combatendo assim o vício que escureceu a sua alma. 

A Santidade presente dentro de você restabelecerá uma nova ordem divina em sua vida e te permitirá ter um ganho maior de energia e alegria, antes abalados pelo vício.

Tendo recuperado seu bem-estar tanto físico como emocional, a sua integridade renova-se, sua produtividade aumenta e uma nova vida re-começa dentro e fora de você. 

IMG_7674

Bibliografia:

1. STREHLOW Wighard, La Guérison du Corps et de l'Esprit selon Hildegarde de Bingen, Éditions Dangles, 2002;

2. MACHETEAU Sophie, Les pierres de Notre bien-être selon Hildegarde de Bingen, Rústica Éditions, 2018;

3. BINGEN Hildegarde, Les Mérités de la Vie.

IMG_7666IMG_7664