Aconteceu no Espaço Cultural La Semeuse-La Providence, no Vieux Nice, em Nice (França) a exposição de Iluminuras «Encontro com uma Arte Sagrada (Rencontre avec un l’Art Sacré) », organizado e dirigido pela iluminadora e professora Marie-France PARRONCHI.

IMG_6467
A exposição contou com as obras de Marie-France e sobretudo, de seus alunos tanto de Nice como de Aix-en-Provence e outras cidades.

A exposição aconteceu neste belo local que  já foi - um dia - uma capela conhecida como Capela da Visitação. Hoje, a antiga Capela transformou-se num centro artístico aberto ao público visitante e também àqueles que desejam aprender algum tipo de técnica artística oferecido pelo local (desde pintura, canto, música até teatro). 

IMG_6470

Sobre a professora

Marie-France PARRONCHI é adorável e de uma grande humildade. E creiam, ela é uma grande iluminadora, detentora de um grande conhecimento sobre esta arte e por isso, faz parte do júri de iluminadores no Palais des Papes (Palácio dos Papas) em Avignon por ocasião do concurso Profissional de Iluminuras Le Meilleur Ouvrier de France, que escolhe quem é o melhor iluminador(a) da França do ano.

Contudo, ela é tão gentil, simples e discreta que nem seus alunos sabiam que ela fazia parte deste júri - descobrimos por acaso! E ter um professor que domina seu assunto mas que também tem um grande coração é mesmo um grande presente dos céus!

Apresento aqui alguns dos trabalhos de Marie-France: 

IMG_6471

Minha participação

Eu participei com duas iluminuras do período medieval: O "Cosmos" de Hildegarda de Bingen, uma iluminura do século XII que é também a sua terceira visão (iluminura do Scivias) e «Dama com o Unicórnio» um tema muito comum durante a Idade Média e que simboliza tanto a pureza como o retorno à inocência, ou seja, o caminho que todos devemos fazer e re-fazer dentro de si, em busca essência divina - que é pura e límpida. 

IMG_6469

Para ver e saber mais sobre as iluminuras que expus, clique AQUI.

Obras apresentadas na exposição por Marie-France e todos os seus alunos de Nice e Aix-en-Provence 

Todas as iluminuras aqui apresentadas foram trabalhadas sobre pergaminho animal ou vegetal respeitando a técnica e a tradição desenvolvida na Idade Média, ou seja, a utilização de pigmentos e materiais naturais (nada de tinta comprada na loja)! 

IMG_6472

IMG_6490

IMG_6473

IMG_6474

IMG_6475

IMG_6477

IMG_6476IMG_6491

IMG_6478

IMG_6479

IMG_6480

IMG_6481

IMG_6482

IMG_6484

IMG_6483

IMG_6485

IMG_6486

IMG_6487

IMG_6489

IMG_5125