A noz-moscada é uma das Especiarias da Alegria de Hildegarda de Bingen.

IMG_1150A noz-moscada (Myristica fragrans) é a semente do fruto da moscadeira, que é nativa das Ilhas Banda, da Indonésia.  

noz-moscada possui propriedades anti-inflamatórios e analgésicas. Os antigos chineses utilizavam esta especiaria para o tratamento da dor e inflamação. O óleo de noz-moscada aplicado às áreas afetadas pode trazer imenso efeito calmante. Pode proporcionar alívio da artrite, feridas e também a dor nas articulações e nos músculos.

noz-moscada pode estimular o seu cérebro e melhorar a sua concentração, melhorando a circulação sanguínea em seu corpo. Ele também é considerado um bom remédio para fadiga, depressão, ansiedade e estresse.

Para as pessoas que têm insônia ou dificuldade em dormir, beber um copo de leite morno com um pouco de pó de noz-moscada pode ajudar a induzir o sono. Uma pitada já é o suficiente.

IMG_1114

Mas, o quê diz Hildegarda de Bingen da noz-moscada?

Para Hildegarda, a noz-moscada dá uma "boa inteligência":

"Ela expande o coração, purifica todos os sentidos e dá uma boa inteligência. Mas é preciso moderação; a metade de uma noz-moscada, já é muito!"*

Hildegarda sabia muito bem o que estava dizendo ao alertar quanto ao uso exagerado da noz-moscada. Veja o porquê logo abaixo:

Atenção: A noz-moscada possui propriedades abortivas e por isso não deve ser consumida por gestantes. Além disso, sabe-se que ingerir uma nos moscada inteira ou cinco gramas da especiaria ralada pode causar alucinações visuais e auditivas de 2h à 4h após sua ingestão, além de provocar descontrole motor. E no caso da ingestão de uma quantidade importante, o indivíduo pode intoxicar-se gravemente e até vir à falecer, por isso, muito cuidado com a quantidade de noz-moscada à ser utilizada. Use-a com parcimônia. Uma noz-moscada inteira equivaleria a aproximadamente 3 colheres de chá da versão moída. Em geral, de forma a ressaltar as características de sabor, aroma e cor de uma preparação, utiliza-se 1 colher de café (rasa) de noz-moscada para 4 pessoas.

Nota*: tradução do original de Hildegarda de Bingen: "Elle élargit le coeur, purifie tous les sens et confère une bonne intelligence. Mais on doit être mesure, la moitié d'une noix de muscade, c'est déjà beaucoup."

IMG_0486