IMG_3945

Todos nós sabemos que a água é fonte de vida e por essa razão, ela é essencial à nossa alimentação. Hildegarda já sabia que a água deveria ser pura  - potável - para consumo e recomendava fervê-la caso ela estivesse imprópria para ser utilizada (tanto na alimentação como para outros fins).

Isso parece algo óbvio hoje em dia mas esse conhecimento não era algo assim tão comum ou difundido na Idade Média (mais uma vez, Hildegarda estava à frente de seu tempo).

Veja o que Hildegarda de Bingen fala sobre a água:
"A água da fonte é menos concentrada e mais pura do que a água dos rios, pois de onde ela surge através da terra, do caminho da areia e das pedras, ela é purificada e clareada.
Ela é boa para beber pois é desprovida de toda e qualquer poluição."*
Hildegarda também nos aconselha beber a água morna, sobretudo no verão - período em que temos uma grande tendência à beber tanto a água como diversos outros líquidos gelados.
💦
Nota:* Traduzido livremente do francês: WIGHARD Sthrelow, L'Art de Guérir par l'Alimentation selon Hildegarde de Bingen, Ed. François-Xavier de Guibert, 2009, page 110.
Fonte: WIGHARD Sthrelow, L'Art de Guérir par l'Alimentation selon Hildegarde de Bingen, Ed. François-Xavier de Guibert, 2009, page 110

IMG_3931

IMG_3886