IMG_6776Nesta postagem, deixo tanto o vídeo como a tradução da entrevista que o padre francês Pierre Dumoulin, "especialista" em Santa Hildegarda de Bingen, deu em 23 de outubro de 2018, por ocasião do lançamento do seu livro "HILDEGARDA DE BINGEN - Profeta e Doutora para o Terceiro Milênio1

IMG_6777

Pergunta: Padre Pierre Dumoulin, você acabou de publicar o livro "Hildegarde de Bingen, Profeta e Doutora para o Terceiro Milênio... Porquê você escreveu esse livro?

Padre Pierre Dumoulin: Esse livro busca responder à uma necessidade. As pessoas conhecem mais Hildegarda de Bingen por suas receitas culinárias ou, então, pela sua maneira de curar as pessoas. Porém, Hildegarda é muito mais do que isso. Hildegarda é uma grande santa, é uma beneditina, é uma abadessa católica que possui uma mensagem à ser transmitida para o homem de nosso tempo. 

Eu desejei dizer à todas essas pessoas que se interessam por Hildegarda (algumas que venho acompanhando em grupos já há 15 anos) que Hildegarda não é do New Age. Na verdade, Hildegarda é a tradição católica em toda a sua beleza, em todo o seu esplendor, em toda a sua "virilidade" (como diria Hildegarda) e é essa vida que eu procurei transmitir: é a vida de conhecimento, é a vida de um tesouro da Fé Católica. 

Pergunta: E que discípulo de Hildegarda está tanto no plano literário como em outro plano?

Padre Pierre Dumoulin: Hildegarda não escreveu apenas textos teológicos. Ela nos legou o mais importante patrimônio de música medieval que existe; foram 77 cantos, ou seja, uma espécie de oratório composto por ela. Ela nos legou os dois mais antigos livros de Medicina Medieval sobre a utilização de plantas e também nos deixou 450 cartas, que são uma correspondência com o papa, os bispos, os reis, o imperador Frederico Barba-Roxa, seus súditos, enfim, grandes personagens da história. Veja então o tesouro que nos legou Hildegarda! Sem também esquecer que ela foi a maior escritora da Idade Média!

Pergunta: E porquê o papa escolheu Hildegarda para ser Doutora da Igreja?

Padre Pierre Dumoulin: Bem, o papa é alemão2 e Hildegarda era alemã, o que é compreensível... (risos) mas ele também quis preencher algo que faltava... Primeiramente, Hildegarda é uma mulher e é a quarta Doutora da Igreja3, junto com outros doutores, enfim, todos homens... mas ele (o papa) também quis valorizar a antropologia de Hildegarda.  

Então, há o aspecto universal de Hildegarda, que é muito importante, pois hoje a sociedade busca a "nova face" do homem... Há 3 obras de visões de Hildegarda que são o "SCIVIAS" - Conheça os Caminhos do Senhor", que é uma espécie de catequese de base. Em seguida, há a segunda obra que é "O Livro dos Merecimentos e das Virtudes"4, que mostra 35 vícios e virtudes - o que faz dele um livro de moral. E, em terceiro lugar, nós temos o "Livro de Obras Divinas"5 que fala sobre o lugar do homem no Universo. O papa certamente escolheu Hildegarda de Bingen por sua antropologia pois ela nos diz quem é o homem, o que é o homem e qual é a sua dignidade...

...e sua dignidade está no fato que ele é a consciência do Universo; ele preenche o Universo com sua consciência. Hildegarda diz "o homem é sinfonia e ele "sinfoniza" tudo." Ela diz "o homem é pequeno pelo seu tamanho mas é enorme pela sua alma pois sua alma chega até os confins do Universo."

Veja aqui o vídeo desta entrevista (clique no link abaixo):

ENTREVISTA COM O PADRE PIERRE DUMOULIN

ou copie o link abaixo no seu navegador:

https://m.youtube.com/watch?v=n0s1Ne3Hxdo#

Notas: 

  1. Traduzido livremente do francês "Hildegarde de Bingen - Prophète et Docteur pour le Troisième Millénaire"; 

    IMG_6767

  2. No momento dessa entrevista, o atual papa era Bento XIV;
  3. Santa Hildegarda de Bingen é Doutora da Igreja junto com Santa Catarina de Sena, Santa Tereza d'Ávila e Santa Terezinha de Jesus;
  4. Traduzido livremente do francês "Livre de Mérites et de Vertus". Esse livro ainda não tem tradução no Brasil; 

    IMG_6768

  5. Traduzido livremente do francês "Livre des Œuvres Divines". Esse livro ainda não tem tradução no Brasil. 

    IMG_6769

IMG_6526