IMG_1006

Agora, portanto, meu filho, observa quanto trabalho e suor cabem a um campo antes que ele receba a semente. Contudo, depois que foi semeado, produz a colheita.

Presta atenção e considera estas coisas. Não me recuso a permitir que a terra produza uma colheita sem o suor do labor? Mas quando eu decido, ela produz tão abundantemente que as pessoas têm a mais plena suficiência, ou até mais; e quando eu decido, ela produz tão parcamente que as pessoas dificilmente podem sobreviver à fome, ou até mesmo definham e morrem. E assim, também as pessoas são sustentadas por mim.

À pessoa que de bom grado e de bom coração recebe a semente de minha palavra, eu concedo os dons do Espírito Santo em superabundância, como a um campo bom.

Alguém que ora recebe minha palavra, ora recusa aceitá-la, é como um campo que às vezes é verde e às vezes é seco. Essa pessoa, porém, não perece totalmente; sua alma padece fome, mas ela tem algum verdor, embora não muito.

No entanto, aquele que jamais opta por ouvir minhas palavras, ou desperta seu coração para o bem, pela admoestação do Espírito Santo, ou por instrução[…] »

Hildegarda de Bingen em SCIVIAS, Analogia do campo

IMG_8943 

REFLEXÃO 

Que campo você é para o Senhor: um campo verde, que recebeu e aceitou a palavra? Ou um campo seco, que recebeu-a mas também recusou-a?  

MEDITAÇÃO 

Exerça a vocação que você recebeu de Deus com profunda reverência e responsabilidade. Ela é a semente semeada por Deus dentro do campo de sua alma.  

MANDALA

IMG_8947

Pense em você e em sua vida como um campo verde e belo, abençoado por Deus. E visualize a semente divina  brotando, crescendo, fortalecendo-se, florescendo e dando frutos. Em seguida, coloque a cor verde em sua mandala.

LEITURA DA PALAVRA 

Deus guia, acolhe e conduz. Dá-nos o labor e também o descanso. Leia hoje o Salmos 23, 1-2

IMG_8939

 

OREMOS 

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.

Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.

Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Amém.

(Salmos 23)

IMG_8620