Santa Hildegarda de Bingen, obra de Anne FRIANT 2015

Hoje, comemoramos uma data muito importante: a canonização de Santa Hildegarda de Bingen. Oficialmente, em 10 de maio de 2012, ela foi reconhecida pelo papa Bento XIV como santa da Igreja Católica porém, especialmente na Alemanha e Áustria, ela já era amorosamente chamada de santa.

Nove anos depois, Santa Hildergada e seu legado vem sendo mais conhecidos e divulgados em vários países do mundo, e agora, mais do que nunca, chegou a vez do Brasil e, de certa forma, dos países de Língua Portuguesa. Se você está lendo este texto, certamente é porque você se interessa por Santa Hildegarda e deseja conhecer mais sobre ela e o que ela nos deixou.

Contudo, neste dia de hoje, é importante lembrar que o fato de Hildegarda de Bingen ser reconhecida como santa não é um prêmio ou título de honra ao mérito. Não, a palavra santa está profundamente ligada ao caminho da busca pela santidade em que ela dedicou-se durante toda a sua vida. A palavra santa em frente ao nome de Hildegarda de Bingen é um convite à buscarmos o caminho da santidade em nossas vidas.

Por isso, nesta data de hoje, reflita nesta questão: O que eu busco em Santa Hildegarda e seu legado é «fazer parte de um movimento de moda» ou seguir um verdadeiro caminho rumo à santidade e ao Cristo? Todo o percurso que você fará junto à Santa Hildegarda de Bingen dependerá da resposta que você dará à si mesmo(a) para esta pergunta. O caminho da sua alma depende desta resposta que pertence apenas à você e à ninguém mais. A moda passa. Ela é efêmera. O caminho deixado por Santa Hildegarda permanecerá e transformará sua vida pois ele vem do Altíssimo e assim sendo, a presença do Divino deixará uma marca indelébil do Cristo em sua alma para todo o sempre – mas mesmo essa marca depende de sua resposta. Deus respeita e respeitará sempre a sua decisão, o seu livre-arbítrio.

Hoje, responda à essa pergunta e se sua resposta for a santidade, segure firme nas mãos de Santa Hildegarda que te conduzirá Áquele para quem tudo o que ela fez e tudo o que ela tornou-se foi-Lhe consagrado: o Cristo Jesus! E certamente, você jamais se arrependerá dessa escolha.

Feche seus olhos e veja: só de pensar em te ver caminhando para o Cristo, Santa Hildegarda te sorri agora…e ela te estende suas mãos amorosas.

Você aceita suas mãos?

Tenha um santo dia abençoado por Santa Hildegarda de Bingen.

Veruscka Rocha para Viriditas Brasil

10 de maio de 2021

Imagem: obra de Anne FRIANT, 2015 

Divulgaçao Permitida VIRIDITASBINGEN